PDF Imprimir E-mail

General Heleno deixa a Ativa para entrar na História

Escrito por Ten Monteiro, Presidente do CNOR

Todos têm consciência de que no meio de pessoas que fazem o mesmo trabalho, alguns sempre se destacam por realizar melhor. São indivíduos que muitas vezes superam seus próprios limites em busca de um ideal. Para eles, os obstáculos e as adversidades são apenas desafios a serem vencidos. A persistência no cumprimento da missão é um traço característico de seu perfil. A nobreza de propósitos é uma constante em suas ações. É fácil reconhecer de imediato essas pessoas, porque estão sempre à frente, comandando. São chefes e condutores de homens. São líderes. Gente que move o mundo. Gente como o General de Exército Augusto Heleno Ribeiro Pereira.

A Reserva do Exército Brasileiro - orgulhosa, renovada, acalentada, esperançosa, confiante, fortalecida - perfila-se para receber o General Heleno nos seus quadros. Herdeiro cívico de Caxias, teve uma carreira onde a defesa do Brasil - e de seu Exército - foi sempre questão de honra. Princípios, valores e atributos inerentes à profissão de militar, foram por ele praticados exaustiva e exemplarmente. Nada nem ninguém foi capaz de intimidá-lo. Em sua jornada, nenhuma missão deixou de ser cumprida, apesar da imensa dificuldade de algumas delas. Principalmente, diante de inimigos traiçoeiros e desleais. Soube ser enérgico, quando necessário, sempre na dose certa. Foi chefe justo e incentivador, valorizando seus bons subordinados. Disciplinado e respeitador, nunca foi subserviente. No cenário da vida, foi ator e não apenas um mero espectador. Foi piloto, muito mais que passageiro. Foi cavaleiro e não montaria. Nele, o juramento do aspirantado sempre se fez presente. Inatacável como militar e cidadão, representa uma categoria de militar que enobrece e dignifica o Exército e a Nação.

Um implacável regulamento, colocou-o na Reserva. Certamente quando atingira, em grau máximo, a sabedoria dos mais antigos, mantendo, entretanto, intocados, o entusiasmo e a vitalidade dos mais modernos. O Brasil não pode prescindir de seu patriotismo e competência, meu caro General. Novas e importantes missões poderão lhes ser atribuídas pelos homens de bem deste país. A esperança de melhores dias fará com que nos unamos em torno de brasileiros da sua estirpe. Como menciona a canção dos CPOR, somos a Reserva Atenta e Forte. Hoje, certamente bem mais atenta e muito mais forte, graças a líderes como o bravo General Heleno, símbolo de honradez e dignidade. Neste momento, o ilustre chefe militar deixa a ativa do Exército Brasileiro para entrar na História.

Parabéns General Heleno. Parabéns, Brasil.

Rio de Janeiro, 04 de abril de 2011

 

Sérgio Pinto Monteiro - 2º Ten R/2 Art
Presidente

“ASSIM ATUA A RESERVA ATENTA E FORTE”

 


Msg recebida do Gen Heleno:


Prezado MONTEIRO

Obrigado pelas palavras generosas e expressivas.

Procurei, ao longo dos meus 45 anos de serviço, honrar os valores que recebi de meus pais, pautar-me nos ensinamentos que recebi nas excelentes escolas do Sistema Militar de Ensino e seguir o exemplo e a orientação dos ilustres chefes a quem tive a honra de ser subordinado.

Comento sempre sobre as grandes amizades que fiz com companheiros R2 convocados, cuja competência, espírito militar e abnegação, confesso, me surpreenderam quando cheguei na tropa, ainda aspirante. Aprendi muito com eles e passei a respeitá-los e a entender o grande serviço que prestavam ao Exército e ao Brasil.

A partir de agora, orgulho de ombrear-me com vocês, na Reserva Atenta e Forte, que coloca sempre o BRASIL ACIMA DE TUDO.

Um fraterno abraço a todos.


Gen Heleno

 

 

 

Galeria de Imagens

 

Usuários Online

Nós temos 10 visitantes online

CB Workflows